Principais maneiras de monetizar as publicações nas redes sociais

5 de maio de 2021 / ESCRITO POR: Gabriel Dias / Blog
Monetizar as publicações nas redes sociais

As redes sociais já fazem parte da vida da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa redes na América Latina. De acordo com o Relatório Digital 2019 publicado pela We are Social e Hootsuite, 66% dos brasileiros são ativos nas redes sociais. E esse público usa com foco comercial e busca na internet um serviço ou produto todos os dias.

Se você não tem certeza por onde começar ou o que já deve melhorar, aqui estão algumas dicas de ouro para redes sociais.

  1. Defina a Persona

    É importante determinar as características do seu público-alvo. Você precisa saber informações como idade, sexo, localização e renda média. Isso é o mínimo. E se você já tem seu plano de negócios em vigor, você tem todos esses dados. No entanto, a persona tem um nível mais alto de detalhes. A diferença entre o público e a persona é que a pessoa possui características mais amplas, enquanto isso denota compradores reais que apoiam as decisões estratégicas das redes sociais O uso de uma persona é um dos melhores maneiras de agir com sucesso. Você pode pesquisar diretamente com seus clientes e descobrir o que gosta, hobbies e dores que eles têm. Gostaria de ver um exemplo? Juliana, classe média, brasileira, 23 anos, estudante, trabalha no departamento de contabilidade e ganha um salário mínimo. Ela mora com os pais em Itumbiara no interior de Goiás. Seu hobby é dançar nas casas noturnas rurais da cidade. Ela sempre gosta de estar bem vestida e na moda. Por ter que pagar a faculdade, ela não compra produtos muito caros.

    Dessa forma, é muito mais fácil acertar e saber exatamente o que seus clientes desejam.
  1. Conheça as redes sociais, como funcionam e o seu público.

    Quando falamos sobre redes sociais, a maioria das pessoas pensa imediatamente no Facebook. E não é à toa que esta é a rede mais conhecida que existe, com uma estimativa de 86 milhões de usuários no Brasil. Mas existem outras redes sociais que podem ser exploradas.

    O Instagram tem um alto nível de engajamento. Dito isso, você pode fazer muito mais do que apenas incluir curtidas, interagir e construir relacionamentos com seus clientes.

    LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É ótimo para interagir com os usuários, promover sua marca e até mesmo recrutar pessoas. Para ajudar as pequenas empresas, o LinkedIn lançou vários guias. Twitter é a rede social conhecida por seu número limitado de caracteres: 280. Os usuários do Twitter estão conectados em tecnologia, ciência e cinema.

    O YouTube é uma excelente rede social para ganhar popularidade por meio de vídeos. Basta prestar atenção à qualidade da imagem e do som. Mas você não precisa de uma câmera ou microfone profissional, nada disso! É importante que o espectador possa ouvir claramente e que a imagem seja de boa qualidade. Você pode encontrar algumas dicas muito legais sobre como criar vídeos para a internet.

    Pinterest é uma rede social onde as pessoas buscam e dão ideias sobre diversos temas: moda, bem-estar, saúde, decoração, corte de cabelo, penteado, frases inspiradoras, artesanato e muitos outros.
  1. Planeje-se

Como tudo na vida, você precisa se planejar para estar nas redes sociais.

Defina objetivos para si mesmo nas redes. Use a estrutura de metas inteligentes – metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com limite de tempo. Por exemplo, aumentarei o número de fãs na página do Facebook da minha empresa de 700 para 1.100 em três meses.

Crie um calendário. Pense em datas de feriados, períodos de promoção e outros conteúdos que valha a pena compartilhar.

4. Conteúdo relevante

Coloque-se no lugar do cliente, a pessoa que você criou, e pense no que eles querem saber sobre o seu negócio. Se você tem uma loja de roupas, compartilhe dicas sobre como misturar e combinar cores e as últimas tendências. É uma ótima oportunidade para mostrar seus produtos. Sempre preste atenção ao que seus clientes desejam. Seus clientes não pensam porque você gosta mais de goiaba do que de chocolate. Às vezes, o conteúdo de que você não gosta atinge seus clientes. E não se esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de funcionamento. Imagine que seus clientes querem saber se sua loja está aberta para o feriado e não consegue encontrar nenhuma informação nas redes? Fique atento!

Enfim, essas são algumas dicas básicas para você dar os primeiros passos nas redes sociais. Conte com a nossa equipe para alavancar seu negócio.

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