WEB SEMÂNTICA: O QUE É E COMO INTERFERE EM NOSSAS BUSCAS?
2 de abril de 2017 / ESCRITO POR: gwdias / Blog

Você sabe o que é a Web Semântica? Basicamente, Web Semântica é uma evolução da web atual, onde seus dados e informações como usuário são organizados de uma forma que as máquinas, além dos humanos, também consigam entendê-los. Sua finalidade, assim, é de nos auxiliar em determinadas atividades que hoje realizamos manualmente e que acabam consumindo muito tempo em nosso cotidiano.

Por exemplo: Imagine que você precisa transportar uma mercadoria e que amanhã ela precisa estar no seu destino. Você, assim, pede para o seu computador encontrar uma empresa de transportes com as seguintes características: que consiga fazer o transporte dessa mercadoria da Cidade A até a Cidade B, em pelo menos um dia e com o menor preço. Com base nestas informações, o computador rapidamente faz uma busca e lista todas as empresas disponíveis na região que melhor se encaixam nas suas restrições, e, após isso, você só precisa escolher qual empresa contratar.

No exemplo, todo o trabalho difícil ficaria para o computador. A web atual possui um mar gigantesco de informação, até porque o objetivo da internet é esse: compartilhar informação, as mais variadas informações possíveis, mas de uma forma que sejam legíveis para seres humanos e máquinas.

Acesse mais publicações sobre tecnologia e desenvolvimento aqui em nosso Blog

Mas, afinal, o que esperar da Web Semântica?

Como falamos, a Web Semântica é uma extensão da web atual, com o objetivo de colocar ordem nos conteúdos, perguntas e respostas e, também, relacionar as informações, de tal forma que ao ler essa frase “Joey Tribbiani é um personagem de um seriado mundialmente conhecido”, seria possível para o computador compreender que Joey Tribbiani se trata de um personagem e que está relacionado a um seriado.

O esforço para organizar tantas informações é gigantesco, mas igualmente necessário para que a gente consiga utilizar o processamento das nossas máquinas de uma forma mais inteligente e eficaz. Com tanta informação é inevitável esta evolução em nossas buscas e, para nossa facilidade, a Web do futuro está aí. O que você acha desta ideia? Conte para nós nos comentários.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!