A IMPORTÂNCIA DA GERAÇÃO DE LEADS NO E-COMMERCE
2 de abril de 2017 / ESCRITO POR: gwdias / Blog

Uma das estratégias essenciais no Marketing Digital voltado para e-commerce é a geração de leads. Mas por que ela é tão importante? É o que veremos no artigo de hoje, onde iremos explorar um pouco mais sobre o assunto e dar algumas dicas de como melhorar a sua prospecção de potenciais clientes. Vamos lá:

O que são leads?

Um lead inicialmente é apenas um visitante que fornece informações potenciais (e-mail, cidade, segmento de interesse, etc.) à sua empresa antes de se tornar um cliente. Estas informações, se bem analisadas, fazem com que identificar seus futuros clientes seja mais fácil. Em resumo, essa é a grande importância de se fazer a geração de leads. Transformar visitantes que demonstraram interesse por seu produto (leads) em clientes. Porém, até chegar ao ato da compra, existe um processo, um relacionamento, uma jornada, com algumas etapas a serem seguidas. O e-mail marketing é um grande aliado neste relacionamento e qualificação dos leads.

Mas, como prospectar leads?

O primeiro passo para prospectar os leads – ou potenciais consumidores interessados em seus produtos – é conseguir o e-mail destes visitantes. Nós até já falamos aqui no Blog sobre a importância de gerar leads e não comprar listas de e-mails prontas. Isto é, para ser um lead qualificado, ele precisa demonstrar real interesse por algum de seus produtos e aceitar receber as comunicações. Para um visitante interessado, a troca de seus dados por algum material, participação em um sorteio, aquisição de um ebook, etc, será mais fácil. Essa, inclusive, é a melhor dica para geração de leads, usar o gatilho mental da reciprocidade (você entrega algo em troca dos dados dele). Essas informações coletadas vão direto para um banco de dados e de lá você consegue analisá-las e assim fazer uma melhor segmentação do conteúdo dos e-mails, isto é, enviar conteúdos relevantes.
A partir daí, crie uma automação de marketing que encaminhe este lead até a compra de seu produto, pois sabendo do seu interesse você será mais assertivo na venda. E aí fica clara a importância da geração de leads, afinal, uma vez que você já tem uma pessoa interessada em seu produto, fazer a venda será muito mais fácil do que vender para alguém que não demonstrou interesse.

Após as visitas, a geração de leads é o primeiro passo para encontrar e se relacionar com seus futuros clientes: lembre-se da jornada de compra dos consumidores e da taxa de conversão do e-commerce (apenas 1,6 pessoas que visitam o seu site finalizam a compra) e aposte nesta prospecção!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!